Neuropediatrics Brasil
Nossa missão é atender, cuidar e acompanhar crianças e adolescentes que apresentam doenças neurológicas e/ou do neurodesenvolvimento, com excelência, carinho e dedicação, de forma completa e interdisciplinar, com assistência também às suas famílias, especialmente para o aprimoramento da qualidade de informação sobre as doenças neuropediátricas.
O que são doenças neuropediátricas?
São doenças neurológicas na faixa etária infanto-juvenil que acometem o cérebro, a medula espinhal, os nervos periféricos e/ou os músculos. Como exemplos, podemos citar dores de cabeça, epilepsia, malformações espinhais, miopatias, neuropatias e paralisia cerebral.
O que são transtornos do neurodesenvolvimento?
A grande particularidade da etapa da vida que envolve a infância e a adolescência é o desenvolvimento do cérebro e da mente, que compreende a aquisição da fala e linguagem, ganhos de marcos motores, início das relações sociais e desempenho na vida escolar. Portanto, transtornos como déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), deficiência intelectual, distúrbios de aprendizagem e autismo também são parte da especialidade de neuropediatria.
A Neuropediatrics Brasil surge do sonho de ajudar crianças e adolescentes com doenças neurológicas e do neurodesenvolvimento e suas famílias. Esse sonho foi delineado aos poucos, em um caminho trilhado pela nossa equipe fundadora, Dra. Maria Luiza, Dr. Jean e a administradora Mariana. O caminho exigiu bastante tempo, esforço e dedicação, mas estivemos sempre determinados a cumprir todas as suas etapas. Primeiramente, foram necessários estudo e treinamento em clínica médica, depois em neurologia e, nos últimos anos, o aprimoramento em neuropediatria. Nessa trajetória, surgiram pessoas que nos guiaram, aconselharam e facilitaram alcançar cada uma das etapas. Buscamos, pelo Brasil e pelo mundo, serviços de referência e grandes centros de ensino médico, neurologia, neuropediatria e reabilitação infantil, que contribuíssem e nos quais pudéssemos nos espelhar, para a elaboração desse tão sonhado objetivo. Hoje, com grande carinho pelos pacientes que estiveram nesse caminho e nos ajudaram a ultrapassar cada um dos desafios que surgiram, construímos a Neuropediatrics Brasil para retribuir, cada vez mais, aos pacientes com doenças neurológicas e do neurodesenvolvimento.
Entendemos também, na busca desse sonho, que as famílias precisam do nosso apoio. Como as doenças neuropediátricas ocorrem em uma fase de grande transformação, no início da vida, representam desafios diagnósticos e terapêuticos. É muito comum que sejam necessárias terapias complementares, interdisciplinares, ao tratamento neurológico e medicamentoso, como fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, entre outras. Com frequência, os pais empenham esforços, recursos financeiros e tempo em tratamentos não coordenados entre si, sem alcançar a eficácia desejada. Com o objetivo de solucionar esses desafios, a Neuropediatrics Brasil oferece o tratamento completo interdisciplinar e busca unificar o acompanhamento em um mesmo centro capaz de facilitar a vida de famílias que buscam o seguimento integral em neurologia, de suas crianças e adolescentes, com dedicação e excelência.
O caminho, suas etapas, o sonho de ajudar os pacientes e suas famílias construíram, com tempo, carinho e, aos poucos, a Neuropediatrics Brasil.
- Acessibilidade;
- Agilidade em responder dúvidas e necessidades;
- Informação e cursos;
- Interdisciplinaridade;
- Reabilitação;
- Tecnologia.
A Neuropediatrics Brasil deseja proporcionar qualidade de vida e melhorar as condições para o desenvolvimento das crianças e adolescentes com doenças neurológicas, com cuidados individualizados em neuropediatria e interdisciplinares.
Oferecer atendimento, cuidado, tratamento e acompanhamento em neuropediatria de forma completa, humana e contínua, com a participação da família e da escola, ampliar o conhecimento e aprimorar a qualidade de informação para a população sobre as doenças neurológicas da infância e da adolescência.
Nossa áreas de atendimento
Nossa Equipe
Dra. Maria Luiza é neuropediatra pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas – São Paulo (SP), neurologista pelo Serviço de Neurologia do Hospital Governador Celso Ramos (HGCR), Florianópolis – Santa Catarina (SC), Brasil. É doutora em Neurociência Translacional, do Programa de Pós-graduação do Instituto de Neurociência Translacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Joana é pediatra formada pelo Hospital Infantil Pequeno Anjo de Itajaí, em Santa Catarina, e cursa pós-graduação em psiquiatria infantil pelo Instituto Brasileiro de Ciências Médicas Juscelino Kubitscheck. Desde a faculdade de medicina, encantou-se pelo cuidado das crianças, de suas famílias e de todo o ambiente que as envolve. Encontrou na pediatria seu propósito de vida e compromete-se a dedicar um olhar atento e abrangente a fim de acolher, orientar e zelar pela qualidade de vida e saúde de seus pacientes e cuidadores. O acompanhamento regular com o pediatra visa ao desenvolvimento pleno e saudável do indivíduo, desde a fase pré-natal até a adolescência e abrange os cuidados com o estado nutricional e alimentação, imunizações, sono, higiene, desenvolvimento neuropsicomotor e intelectual.
Mayara é fisioterapeuta pediátrica, graduada pela Faculdade Estácio de Sá, em Florianópolis (SC), em 2010, e tem pós graduações em fisioterapia neurofuncional e UTI neonatal e pediátrica pela Faculdade Inspirar, em 2022. Realizou diversos cursos com foco em cuidados pediátricos, entre eles, Curso Básico Pediátrico de Tratamento Neuroevolutivo – Conceito Bobath e Pediatric Therapeutic Taping Course.
Flora é fonoaudióloga graduada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), especialista em Motricidade Orofacial, Mestra em Distúrbios da Comunicação Humana e Doutoranda em Fonoaudiologia. Realizou cursos e tem experiência nas áreas de linguagem, comunicação aumentativa e alternativa (CAA), fala, fissura labiopalatina e disfunção velofaríngea, paralisia facial, frênulo e motricidade orofacial (respiração oral, mastigação, deglutição e distorções nos sons da fala). De forma lúdica e acolhedora, auxilia crianças a se comunicar, ser compreendidas, respirar pelo nariz e mastigar melhor, incluindo a família no processo terapêutico, de forma individualizada.
Psicóloga, graduada pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Especialista em Neuropsicologia com Formação em Reabilitação Cognitiva, pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e em Psicologia Clínica Hospitalar em Reabilitação, pelo Instituto de Medicina Física e Reabilitação – Rede de Reabilitação Lucy Montoro, vinculado ao programa de especialização com bolsa do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Possui título de especialista em Psicologia Hospitalar pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Profissionalmente, atua desde 2019 na área clínica e atualmente é Neuropsicóloga do setor de avaliação diagnóstica da APAE de Florianópolis. Seu enfoque atual é direcionado ao estudo e a prática da neuropsicologia que, através do processo avaliativo, permite investigar o funcionamento cerebral no que se refere às funções cognitivas, bem como aspectos emocionais, da personalidade e do comportamento humano.
Keilla é graduada em pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER, Curitiba – Paraná) e é bacharel em psicologia pela Universidade da Amazônia (Unama, Pará). Mestre em psicologia, pela Universidade do Valle do Itajaí (Univali, SC); pós graduada em psicopedagogia, pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP, SP), e em neuropsicologia, pelo Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Ciências Cognitivas (IBNeuro, Brasília – Distrito Federal). É atualmente residente em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), pelo Instituto de Educação e Pesquisa em Saúde e Inclusão Social (IEPSIS, SP). Keilla tem grande experiência em avaliações neuropsicológicas, acompanhamento neuropsicológico e intervenções comportamentais, além de elaboração de Plano de Ensino Individualizado (PEI) e orientação parental.
Gláucia é nutricionista graduada pela Faculdade Anhanguera, em São José (SC), e pós-graduada em nutrição funcional e fitoterapia pela Faculdade Metropolitana (SP). Atualmente, cursa pós-graduação em materno infantil pelo Instituto Brasileiro de Ensino Multidisciplinar (iBem) e em nutrição funcional no autismo, TDAH, trissomia 21 e atrasos no neurodesenvolvimento no Instituto Ciclos Ensino, em Florianópolis (SC).
Rosamaria Areal é psicóloga formada pela Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro (RJ), e reside em Florianópolis (SC) desde 2001. No Rio, de 1985 a 2000, atuou como psicoterapeuta de crianças, adolescentes, adultos e famílias em consultório e, de 1990 a 2000, como psicóloga do Departamento de Odontopediatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Fernanda é psicóloga e psicanalista formada pela Universidade Franciscana (UFN), em Santa Maria (RS). Atua em Florianópolis (SC) desde 2007, no ambulatório da Clínica Quinta das Palmeiras, no Instituto Psiquiátrico São José. Especialista em Transtornos Alimentares, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), do Rio de Janeiro (RJ). Possui também experiência com pacientes em dependência química e transtornos psiquiátrico. Seus estudos são voltados para psicanálise, na Escola Brasileira de Psicanálise (EBP) e Campo da Escola Freudiana (CEF). Atende adolescentes e adultos.
Letícia é neuropsicopedagoga clínica. Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI – SC). Pós graduada em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional e especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Iguaçu (Paraná). Atualmente, é pós graduanda em Análise do Comportamento Aplicada na Educação de pessoa com TEA e Aplicador ABA, pelo Rhema Educação (Paraná). Possui diversos cursos de formação complementar, entre eles: Aprendizagem, Desenvolvimento e Inclusão Escolar; Introdução ao Método Denver; Deficiência Intelectual: Concepção, Avaliação e Aprendizagem; Aperfeiçoamento em Paralisia Cerebral e Afetividade e Conflito Familiar: Problemas de Comportamento Escolar. Atende crianças e adolescentes com dificuldades escolares, transtornos de aprendizagem e do neurodesenvolvimento, com dedicação e comprometimento.
Carmine é terapeuta ocupacional, com graduação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFMS, 2020). Possui Residência Multiprofissional em Saúde, na área de Reabilitação Física, pós graduação em reabilitação Neuropediátrica e em Transtorno do Espectro Autista (TEA). É experiente na área infanto-juvenil, com formações em protocolos de avaliação de desenvolvimento infantil, integração sensorial básica, reabilitação física, aprimoramentos em TEA, seletividade alimentar e desfralde. Em seus atendimentos, incentiva a autonomia e a independência da criança e do adolescente, com o olhar voltado para os objetivos de cada família.
Mariana possui mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e graduação em Administração – Gestão Empresarial pela FURB, Blumenau – Santa Catarina (SC), Brasil. É idealizadora e administradora da Neuropediatrics Brasil.
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Suas quas veniam at eam anvi dem delenitium odio
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Mea ea omnesque dignissim, modo alterum honestatis quon id. Vix possit torquatos ad, et vix tota definitiones.