Neuropsicopedagogia
A neuropsicopedagogia surge da união entre as disciplinas de neurologia, psicologia e educação, ela estuda e cuida do processo de aprendizagem durante a vida escolar e suas relações com o neurodesenvolvimento. Seu objetivo é trazer maior facilidade para o dia-a-dia na escola, buscando estratégias para superar desafios e dificuldades em entender ou estudar, sempre de forma aliada aos processos cognitivos, emocionais, culturais e sociais.
O suporte pedagógico é relevante para buscar melhor qualidade de vida no presente, na escola, e fortalecer as perspectivas futuras, no trabalho e/ou cotidiano, de crianças e adolescentes que apresentam:
- Transtornos específicos de aprendizagem, com prejuízo na leitura, escrita ou matemática (“dislexia”, “discalculia”);
- Deficiência intelectual;
- Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH);
- Dificuldades de concentração e foco na escola;
- Transtorno do espectro autista (TEA);
- Baixo desempenho na escola por qualquer causa, seja psicológica, social ou problemas de suporte educacional;
- Dificuldades de coordenação motora para escrita e desenho.