Fonoaudiologia
É a disciplina que estuda e cuida da comunicação humana e do seu desenvolvimento. A fonoaudiologia acompanha e trata alterações de fala, linguagem, mastigação e deglutição. Na faixa etária pediátrica, a fala, linguagem e movimentos de mastigação e deglutição estão em pleno desenvolvimento, o que traz desafios que devem ser solucionados por fonoaudiólogo dedicado e especializado em fonoaudiologia infantil.
A fala é a expressão do sistema de linguagem, envolve a coordenação da respiração, dos músculos laríngeos, faríngeos e estruturas da boca, dessa forma, muito frequentemente crianças com problemas de fala também têm dificuldades de mastigar e engolir alimentos. A linguagem engloba a habilidade de compreender (linguagem receptiva) e produzir (linguagem expressiva), é extremamente complexa, pois envolve vários sistemas: fonológico (sons), léxico (vocabulário, palavras), de sintaxe (gramática, frases), semântico (significados), pragmático (contexto social). E ainda, a linguagem expressiva precisa da articulação da fala, voz, ressonância do som e fluência das palavras.
Alguns exemplos de crianças e adolescentes que podem precisar da ajuda direcionada, especializada e cuidadosa do fonoaudiólogo são aqueles que apresentam:
- Atraso no desenvolvimento da fala;
- Dificuldades de se expressar ou se comunicar com outras pessoas;
- Alterações no entendimento do contexto social;
- Distúrbio de aprendizado específico da leitura ou escrita (dislexia);
- Dislalia, troca de fonemas (letras) na hora de falar.