Atendimento interdisciplinar

Atendimento interdisciplinar

Neuropediatria

O neuropediatra é o médico que acompanha crianças e adolescentes com problemas neurológicos e/ou do neurodesenvolvimento. A área da neuropediatria estuda sobre doenças do sistema nervoso central, sistema nervoso periférico e músculos, além dos transtornos relacionados ao desenvolvimento e maturação cerebral. Os bebês, crianças e adolescentes com alterações neurológicas e/ou do neurodesenvolvimento podem apresentar os seguintes exemplos de sintomas:

  • Agitação e hiperatividade
  • Alterações de sensibilidade
  • Atraso do desenvolvimento
  • Dificuldades de aprender
  • Dificuldades de comunicação social
  • Dores de cabeça
  • Epilepsia / convulsões
  • Fraqueza motora
  • Paralisia cerebral
  • Problemas para dormir
  • Tiques

Através de conversa detalhada com o paciente e seus responsáveis, exame físico e neurológico, o neuropediatra planeja a investigação, o acompanhamento interdisciplinar e os cuidados necessários. O planejamento é realizado juntamente com o paciente, família e escola, com todo o carinho e atenção que cada caso precisa.

Neuropsicopedagogia

A neuropsicopedagogia surge da união entre as disciplinas de neurologia, psicologia e educação, ela estuda e cuida do processo de aprendizagem durante a vida escolar e suas relações com o neurodesenvolvimento. Seu objetivo é trazer maior facilidade para o dia-a-dia na escola, buscando estratégias para superar desafios e dificuldades em entender ou estudar, sempre de forma aliada aos processos cognitivos, emocionais, culturais e sociais.

O suporte pedagógico é relevante para buscar melhor qualidade de vida no presente, na escola, e fortalecer as perspectivas futuras, no trabalho e/ou cotidiano, de crianças e adolescentes que apresentam:

  • Transtornos específicos de aprendizagem, com prejuízo na leitura, escrita ou matemática (“dislexia”, “discalculia”);
  • Deficiência intelectual;
  • Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH);
  • Dificuldades de concentração e foco na escola;
  • Transtorno do espectro autista (TEA);
  • Baixo desempenho na escola por qualquer causa, seja psicológica, social ou problemas de suporte educacional;
  • Dificuldades de coordenação motora para escrita e desenho.

Fisioterapia

A fisioterapia é a área da saúde que estuda, previne, cuida e trata os distúrbios cinéticos funcionais do corpo humano, ou seja, alterações motoras e biomecânicas, que podem ser de causa genética, traumática ou encontradas em doenças adquiridas.

A fisioterapia pediátrica, ou fisioterapia infantil, é uma especialidade de extrema importância para a neuropediatria, pois promove qualidade de vida, funcionalidade e redução de dor. Na Neuropediatrics Brasil, esse atendimento é feito de maneira individualizada, lúdica e divertida, respeitando as necessidades e limitações de cada um dos nossos pacientes, sempre com muito carinho.

Entre tantas indicações do tratamento através da fisioterapia, aqui estão alguns exemplos:

  • Evitar deformidades e diminuir a dor na paralisia cerebral;
  • Prevenir desgaste dos músculos e células musculares nas miopatias;
  • Evitar escoliose e luxação de quadril em crianças que não caminham ou caminham pouco;
  • Prolongar a saúde óssea de crianças com dificuldades motoras;
  • Melhorar o tônus muscular e prevenir lesões em crianças com hipotonia.

Fonoaudiologia

É a disciplina que estuda e cuida da comunicação humana e do seu desenvolvimento. A fonoaudiologia acompanha e trata alterações de fala, linguagem, mastigação e deglutição. Na faixa etária pediátrica, a fala, linguagem e movimentos de mastigação e deglutição estão em pleno desenvolvimento, o que traz desafios que devem ser solucionados por fonoaudiólogo dedicado e especializado em fonoaudiologia infantil.

A fala é a expressão do sistema de linguagem, envolve a coordenação da respiração, dos músculos laríngeos, faríngeos e estruturas da boca, dessa forma, muito frequentemente crianças com problemas de fala também têm dificuldades de mastigar e engolir alimentos. A linguagem engloba a habilidade de compreender (linguagem receptiva) e produzir (linguagem expressiva), é extremamente complexa, pois envolve vários sistemas: fonológico (sons), léxico (vocabulário, palavras), de sintaxe (gramática, frases), semântico (significados), pragmático (contexto social). E ainda, a linguagem expressiva precisa da articulação da fala, voz, ressonância do som e fluência das palavras. 

Alguns exemplos de crianças e adolescentes que podem precisar da ajuda direcionada, especializada e cuidadosa do fonoaudiólogo são aqueles que apresentam:

  • Atraso no desenvolvimento da fala;
  • Dificuldades de se expressar ou se comunicar com outras pessoas;
  • Alterações no entendimento do contexto social;
  • Distúrbio de aprendizado específico da leitura ou escrita (dislexia);
  • Dislalia, troca de fonemas (letras) na hora de falar.

 

Neuropsicologia

A neuropsicologia é a ciência que estuda, avalia, acompanha a relação e influência das funções do cérebro sobre o comportamento humano e do comportamento humano sobre as funções do cérebro. Isso é investigado através de testes psicométricos que conseguem acessar as funções cognitivas de inteligência, linguagem, funções executivas, atenção, memória, percepção, funções motoras (praxias) e habilidades acadêmicas.

A avaliação e o acompanhamento neuropsicológico exigem treinamento específico e detalhado. O neuropsicólogo é o profissional que aplica as escalas de avaliação, de forma muito cautelosa. Suas ferramentas e avaliações podem ser muito úteis para o neuropediatra, com o objetivo de direcionar o suporte pedagógico, o apoio escolar e as atividades acadêmicas, especialmente em algumas situações, como:

  • Distúrbios específicos de aprendizagem (“dislexia”, “discalculia”);
  • Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH);
  • Deficiência intelectual;
  • Transtorno do espectro autista (TEA, autismo);
  • E na suspeita de qualquer um dos acima.

 

Nutrição

Nutrição é a ciência do alimento e dos nutrientes, que estuda suas ações, interações e balanço na saúde e na doença. O nutricionista é o profissional que fornece suporte aos cuidados da alimentação em busca de saúde, orienta e individualiza as dietas e receitas para cada um de seus pacientes. As crianças e adolescentes precisam da quantidade e qualidade adequada de nutrientes e alimentos no seu dia-a-dia, para que seu crescimento, desenvolvimento, incluindo o neurodesenvolvimento, e aprendizagem sejam saudáveis.

Algumas indicações de procurar o nutricionista, para que as crianças e adolescentes tenham mais saúde, devem ser lembradas:

  • Seletividade alimentar;
  • Uso de sonda nasoenteral ou gastrostomia;
  • Doenças genéticas;
  • Dificuldades de ganho de peso e estatura;
  • Intolerância ou alergias alimentares;
  • Prematuridade;
  • E até mesmo, o simples e excelente desejo de tornar a alimentação mais saudável.

Psicologia

É a disciplina que cuida da saúde mental, acompanha e trata os estados e transtornos mentais, o comportamento e as interações do indivíduo com o meio físico e social. A mente e o cérebro funcionam em conjunto o tempo todo, a psicologia busca saúde nessa relação. O psicólogo é essencial em determinados momentos da vida, em que se procura restaurar a saúde mental, inclusive, durante o tratamento de várias condições neuropediátricas, neuropsiquiátricas e do neurodesenvolvimento.

São exemplos de situações em que a psicologia pode contribuir para o acompanhamento de crianças e adolescentes:

  • Dificuldades de foco, atenção e agitação;
  • Irritabilidade, auto e heteroagressividade;
  • Transtornos específicos de aprendizagem, especialmente quando há ansiedade e baixa auto-estima envolvidos;
  • Transtorno do espectro autista (TEA, autismo);
  • Dores de cabeça relacionadas a problemas biopsicossociais, ansiedade, ou depressão;
  • Ansiedade, medo do que está por vir;
  • Depressão, tristeza, sentimentos ruins.

É importante lembrar que, muitas vezes, o tratamento psicológico se estende à família e aos cuidadores da criança ou adolescente com problemas neuropediátricos. A saúde mental de todos é o maior objetivo e merece toda nossa atenção e cuidado. Saúde mental permite qualidade de vida.

 

Terapia Ocupacional

A terapia ocupacional promove a reabilitação e prevenção de disfunções motoras, e cognitivas, com aplicação de atividades terapêuticas relacionadas às atividades do cotidiano. A finalidade do seu acompanhamento e tratamento é alcançar autonomia, independência e funcionalidade. As atividades terapêuticas envolvem treinamento motor, planejamento motor, coordenação motora, organização, percepção e integração sensorial, incluindo atividades do dia-a-dia, como vestir, brincar, escovar os dentes, tomar banho, preparar alimentos, jogar e escrever, por exemplo. A terapia ocupacional, com terapeuta especialista na área pediátrica, pode ser muito importante no tratamento de crianças e adolescentes com:

  • Alterações sensoriais;
  • Deficiência intelectual;
  • Esteriotipias;
  • Seletividade alimentar;
  • Dificuldades de coordenação motora para escrita e desenho.

O objetivo é que esse treinamento seja dedicado a otimizar a independência no dia-a-dia e ocorra, no consultório, de maneira lúdica e divertida, através de brincadeiras e jogos, trazendo referências cotidianas. Desejamos motivar e incentivar nossas crianças e adolescentes a darem o seu melhor e serem mais independentes, terem mais autonomia.

jj
Precisa de ajuda?